quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Morretes






A Prefeitura de cidade de Morretes litoral do Estado do Paraná, promove neste fim de ano o NATAL ARTE E LUZ, onde parte da rua das flores foi iluminada e colocado enfeites natalinos produzidos a partir de garrafas pet, o colégio Municipal Miguel Scheleder foi todo decorado, esta tudo muito bonito vale a pena conferir, seguem algumas fotos.

FOTOS DO ULTIMO DIA DE AULA(02/12/2010)





 FOTOS: Alunos do curso de Saúde Coletiva

CONCEITOS

Atenção alunos do curso de Saúde Coletiva turma 2009, a Professora Milene informou através do e-mail da turma os discentes que ficaram com conceito AI (Aprendizado Insuficiente), no seu módulo, são os seguintes:
Christine
Jefferson C. da Silva
Gracielle
Esses alunos devem procurar a Professora no Gabinete 2 para se informarem sobre a foram de recuperação de conceitos.

Autor: Erik Firmino de Paula

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENCERRAMENTO DE SEMESTRE

Nesta quinta feira aconteceu o encerramento do semestre para a turma do curso de BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, estavam presentes praticamente todos os alunos com algumas excessões, infelizmente a professora Milene não pode comparecer porém pediu para a Professora Suzane transmitir sua felicitações a turma, também esteve presente o Professor Daniel que antes de dar inicio a entrega do seu presente a seu amigo secreto fez um pequeno discurso informando que ficará um pouco mais de um fora por conta de seu Doutorado.
A turma fez a entrega dos presentes do amigo  secreto que foi bem legal com a Gisele adivinhando praticamente todos, ao final alguns alunos foram fazer uma pequena e singela confraternização na pizzaria da Bisa, regado é claro por pizza e refrigerante logo em seguida nos dirigimos a praça da cidade de Matinhos para fazermos alguns registros fotograficos daquele momento, tais fotos posto mais tarde tendo em vista que ainda não as tenho.

Autor> Erik Firmino de Paula

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VIDA UNIVERSITÁRIA

Estou postando aqui no blog uma postagem  legal que encontrei em um site chamado vida universitária, relatando alguma diferenças entre o ensino médio e a vida na facul, da dicas bem legais como encontrar trampos pelo Brasil ate mesmo intercambio estudantil, vale a pena conferir o site.

A Vida Universitária

Vá se acostumando: o "recreio" passa a ser "intervalo" e a recuperação deixa de existir. Agora, se você não atingir a nota mínima nas disciplinas, você "ficará de DP", e terá de cursar novamente a mesma matéria no ano seguinte. Essas são algumas das inúmeras diferenças entre o ensino médio e a universidade, ou o começo da vida universitária!
Até mesmo o ritmo de aulas muda. As disciplinas serão mais específicas e a aprendizagem depende de leituras mais amplas e aprofundadas, que o aluno tem de fazer por conta própria fora de aula.
Prepare-se: tudo é novo! As inseguranças, angústias, realizões, certezas, lugares, e por ai vai... Em 99,9% dos casos tudo ocorre bem, e a ansiedade para o começo das aulas se transforma numa rotina que inclui festas, estudos madrugada afora, e saudade - de casa, do cachorro, dos amigos que ficaram, entre outras muitas coisas.
A vida universitária é uma fase que, como está escrito nas garrafas de bebidas alcoólicas, deve ser apreciada com moderação. Afinal, a gente sabe que festa, descontração e outras coisinhas mais é bom, mas se não for conciliada com responsabilidade a esta nova rotina, o resultado pode ser fatal... E o que era bom, se torna complicado.
A melhor palavra para descrever a vida universitária é "inesquecível"! Pode ter certeza, é uma época que vai ficar na memória! E é aí que o portal Vida Universitária tem sua função. Ficar na memória, seja na sua, ou na do computador.
Este é o lugar para você lembrar sempre, porque aqui você vai encontrar todas as informações sobre o meio universitário, que vão de dicas de trampos à curiosidades.
No Portal Vida Universitária você também fica por dentro do conteúdo da revista Vida Universitária que, mensalmente, traz os mais variados assuntos onde você, universitário, é o protagonista. Aqui você é quem manda!
Portanto, seja bem-vindo à vida universitária e suas consequências! Afinal, além da diversão, vida de universitário também é sinônimo de ralação, primeiro emprego, estágios, muita correria...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Entrevista concedida ao CANAL SAÚDE FIOCRUZ






Esta reportagem foi feita pelo Canal Saúde da Fiocruz no IX Congresso da ABRASCO( Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que aconteceu em Recife-Pernambuco, ficou conhecido como Abrascão pelos alunos do curso de Graduação em Saúde Coletiva que estiveram presentes no evento.
Um dos temas que chamou bastante atenção no evento foi a graduação em Saúde Coletiva, por isso o Canal Saúde enviou o reportes Arlindo Fábio Gómez de Sousa que entrevistou a coordenado do Grupo de trabalho e Educação da ABRASCO a SRª Tania Celeste Matos Nunes, onde o reporter pergunta quem é este novo ator da Saúde Coletiva.

FONTE: http://www.canal.fiocruz.br/programa/index.php?p=bate-papo

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DEBATES COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

A Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral  esta promovendo encontros com os candidatos ao governo do estado e alguns ao senado, os encontros começaram no dia 15/09/2010 com o candidato Luiz Felipe Bergman do PSOL, e na data do dia 16/09/2010 esteve presente na Universidade o candidato Paulo Salamuni do Partido Verde, os demais candidatos ainda não confirmaram presença nesses encontros.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Intererações Culturais e Humanisticasc (ICH)

Na noite de 02 de Setembro de 2010 iniciou-se o grupo SAÚDE E FELICIDADE das interações culturais e humanisticas, mas conhecida por toda comunidade acadêmica do setor litoral como ICH.
Esta ICH contará com a mediação das professoras Vera Israel e Tainá, haverá participação de convidados pscólogos do setor litoral.
A idéia inicial de propor esta ICH foi dos alunos Victor do curso de Gestão Ambirntal 2009, Rafaela Gestão Pública 2009 e Sacha Fisioterapia 2007.
Fica ai o convite a todos que quiserem participar desta ICH, promete ser bem legal e diferente das demais que ja vem acontecendo pelo setor.

Fonte: Erik F. de Paula

O Principio da autonomia e o consentimento livre e esclarecido

Quem deve decidir a melhor maneira de seguir o tratamento? Hoje em dia podemos perceber que o cliente não é mais paciente, segundo Daniel Romero Munõz e Paulo Antonio Carvalho Fortes, os autores do texto referido neste resumo, isso é o problema que mais aflige a relação médico-paciente.
Ao citar o juramento de Hipócrates o autor faz uma referência ao modelo médico tradicional, é uma postura de zelo e atenção, daquele que busca o cuidado, sendo ainda hoje a base dos ideais da medicina. Porém nele não se nota, em momento algum, a referência a autonomia e expressão da vontade do cliente.
Esse juramento refere à doutrina envolta na herança da medicina sacerdotal. Percebemos isso durante a citação da parte final do hipocrático: “As coisas consagradas, só devem ser reveladas aos homens consagrados...”.
Ao citar Platão, nos é demonstrado duas linhas de pensamentos: O médico dedicado a medicina ciência, que tratava dos homens livres, o qual expunha todo o diagnóstico e tratamento, em contra partida temos os médicos dos escravos, que tratavam seus pacientes com verdadeira tirania.
Com a chegada da revolução Francesa, o pensamento humano passou a ser mais expressivo, nesta época os direitos humanos passam a ser agregados a modernidade, sendo considerados alem de poder do povo, uma série de direitos de cada um. Essa revolução estabeleceu princípios para a existência de uma sociedade mais humana, segundo a visão do autor.
Partindo da busca de um conceito para autonomia no texto, obtemos o seguinte significado: autogoverno, ou seja, a capacidade de tomar suas próprias decisões.
No artigo 46 do código de ética médica que veda ao médico “efetuar qualquer procedimento m]édico sem o esclarecimento e o consentimento prévios do paciente ou de um representante legal”. Um ponto que demonstra o início da autonomia em saúde.
Mas como dizem os autores, “longe de imaginar que a liberdade individual possa ser total”, entende-se que certas decisões não podem ser tomadas sozinhas. Ou em outra frase: “O ser humano não nasce autônomo, torna-se autônomo. Também vemos que competência esta ligada a autonomia.
A constituição brasileira diz que ninguém pode ser obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei. Segundo os autores o ser humano tem plena autonomia para viver, mas não para morrer.
Partindo do principio paternalista, onde nota-se a interferência do profissional da saúde sobre a vontade da pessoa vê a informação transformada segundo a vontade e o desejo de entendimento do profissional, diferente da base que deve ser esclarecida e compreendida em sua realidade e totalidade.
Konrad diz que a conduta paternalista acaba por ter um fim restaurador da autonomia individual. Assim vemos o desejo medico de manifestar sua vontade, fazendo com que seja a vontade do paciente.
Com tudo, percebemos a ética como referencia as ações humanas, sendo autonomia um braço da ética, pode se dizer que autonomia, segundo Kant,é uma manifestação da vontade. Precisamos chegar a uma moral igualitária, única possível a todo ser racional, onde nem sempre nossa autonomia seja prioritária, pois segundo os autores, o ser humano pode se mover dentro de uma margem própria de decisão e ação. Onde fica clara a opinião sobre a limitação do direito do paciente.

Autores: Erik F. de Paula; Inês de Freitas Apel; Leticia Marcela de Souza e Marcelo de Oliveira

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formaturas


A Universidade Federal do Paraná setor litoral, promove na data do dia 27/08/2010, a partir das 19:00 horas a formatura das turmas de Gestão e Empreendedorismo e Serviço Social 2006,estão se formando após 4 anos de luta, conquistas, aproximadamente 40 alunos. Desejamos a todos os formandos felicidades, e que venham mais conquistas depois dessa data.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Reunião em Paranaguá sobre Tuberculose




Reunião realizada no município de Paranaguá no Centro Municipal de Especialidades com participação de parte da coordenação do projeto de pesquisa, dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, alunos da Graduação em Saúde Coletiva e Professores da Universidade federal do Paraná-Setor Litoral.
Reunião que teve por objetivo passar aos participantes como sera conduzido o processo de entrevistas e a distribuição dos trabalhos, a pesquisa sera realizada através de questionários onde um ira ser aplicado pelos ACS e nas secões cencitárias e outro por enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tera seu inicio a partir do dia 1 de setembro do ano de 2010.
Nesta reunião foi abordado junto com os participantes assuntos como ética profissional, o significado da palavra e sua aplicação e que a pesquisa so deve ser realizada com o consentimento do entrevistado(a), onde o pesquisador deve utilizar uma linguagem clara e acessivel onde deve explicitar os objetivos, procedimentos utilizados e duração. Garantir a privacidade dos dados coletados,e a não estigmatização com relação a classe socil, raça, gênero, cultura ou religião.

Fotos: Erik Firmino de Paula

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Início das aulas e Semana de Integração de calouros

As aulas dos cursos de graduação do Setor Litoral têm início na segunda-feira, 09 de agosto. Mais de 500 novos universitários, que foram aprovados no vestibular 2010, serão recepcionados pela comunidade universitária.

As atividades da Semana de Integração acontecem nos períodos da manhã e da noite, com a presença de autoridades dos municípios do litoral paranaense e da Universidade Federal do Paraná.

Entre as atividades programadas pelos alunos veteranos a apresentação e discussão do Projeto Político Pedagógico, visita às dependências do Setor, exibição de filmes, mutirão do projeto Viveiro de Mudas, entre outras.

Ei, você, é aluno de baixa renda e ainda não conhece a Assistência Estudantil?

Se você é aluno de baixa renda e estuda na UFPR-Setor Litoral, fique atento! A Universidade oferece aos estudantes Auxílios para que você possa manter-se na Universidade. Dentre os auxílios estão a Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação e Moradia Estudantil. Quer saber mais? Acesse o site clicando no titulo dessa postagem ou procure o Atendimento Acadêmico que fica ao lado da recepção.

Recepção aos calouros de Saúde Coletiva 2010














 

Fotos Erik Firmino de Paula

FELICIDADE

Afinal o que é felicidade?
A felicidade é uma série de emoções e sentimentos que vai da satistifação até a alegria intensa. Com um significado de bem-estar ou paz interna. E é isso que todos procuramos hoje em dia e essa busca pela felicidade se torna um combustivel que nos move e nos da forças a buscar cada vez mais a satisfação ou felicidade propriamente dita.
Será que existe formaula para a felicidade, ou sera que essa formula serviria para todos? essa pergunta poderia ser repondida com o modo em cada pessoa encara a sua vida. Ter dinheiro, ser bonito, ter status ou comprar um carro novo, nos tras felicidade momentâneas, mas ter prazer em realizar algo, ter fé, bondade, ser humanizado ou fazer as pessoas felizes, nos trazem altos niveis de satisfação que podem ser renovados a cada dia.

AUTORA: Paola M.dos santos Leite

terça-feira, 10 de agosto de 2010

TEXTO SOBRE FELICIDADE

A felicidade não consisite so em sentir-se bem,mas no desfrutar de algo que se torne muito maior, de nos sentirmos motivados a desafiar constantemente o que de mais dificil possamos nos deparar. É o combustivel que nos motiva para cada vez mais ir além daquilo que nossas forças permitem buscar. Para muitos ela não existem, para ouros esta longe da realidade, não temos como comprovar que seja esse fenômeno que assola muitos e contagia a grande massa. Essa perfeita ilusão nos impulsiona a trabalhar, estudar, juntar diheiro, casar, separar, ter filhos, chegar ao ápice da felicidade, talvez não nos seja permitido, mas é possivel desfrutar dos bons fluídos que ela nos oferece.

AUTORA: Ana Cristina J. Pereira

terça-feira, 20 de julho de 2010

Video Projeto de Aprendizagem Paola e Ana Cristina

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Portafolio



Video referenre ao PORTAFOLIO do mês de Maio.
Alunos responsaveis:
Gisele, Paola, Ladi, Eloina, Christiane e Ana Paula Elias

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aula 13-05-2010

Aula com a Professora Suzane sobre Humanização

Filme FEIRA DE PROFISSÕES

Filme produzido para apresentar na feira de profissões da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral - Matinhos - PR

O espetáculo da SAÚDE COLETIVA


O que esperar de um curso novo, cheios de propostas “estranhas”, em uma Universidade que foge ao padrão? Esperamos, sem dúvidas, sermos excelentes profissionais.
Não existe no mundo, outro lugar melhor para formar um profissional transdisciplinar, do que a Universidade Federal do Paraná setor Litoral, ninguém aprenderá como nós, pois nenhum lugar disponibiliza e possibilita esse intercambio de idéias e construções. Falamos isso, pois vivemos nisto.
O setor, às vezes parece um circo, onde nos sentimos palhaços e marionetes nas mãos de ventríloquos muito astutos. Mas isso é mera impressão, as novidades encontradas aqui assustam de fato. Porém, esse circo é o único onde você é sempre o destaque, o número de maior valia, o personagem e o espectador.
Em que lugar do mundo você decide como seguirão as aulas? Onde no planeta o aluno interage com a comunidade? Em que parte do espaço cada qual se constrói coletivamente como profissional individual? Aqui no Litoral.
Esse é o curso de SAÚDE COLETIVA em Matinhos, é um espaço de aprendizado diferenciado que busca a humanização coletiva do individuo, quebrando paradigmas e construindo uma nova visão para a vida, profissional e pessoal, para a vida em sociedade.
Aqui nasce uma nova mentalidade, deixamos de pensar apenas em lucro financeiro, mercado de trabalho e aprendemos a buscar satisfação, vontade, respeito, união, coleguismo e tudo o que for necessário para ganhar dinheiro, sentindo-se útil ao mundo, completo realmente, sendo verdadeiramente bem sucedido.
Utopia? Não meus amigos, realidade do litoral, marcado por um lugar apenas para passar as férias de verão, mas segundo nosso desejo, será lembrado como o lugar de onde surgem os melhores profissionais, que trabalham motivados, pois fazem o que gostam e ganham bem, mas vivem melhor ainda.
Desejamos a você, que como nós, adora um circo, aprenda a vivenciar esse espaço, ainda enquanto espectador, pois logo, sem duvidas, chegará sua hora de ser a atração principal, e nós, seremos os contra-regras deste espetáculo, ajudando no que for necessário, para que seu show seja tão agradável quanto, agora, é o nosso.

Autora: Leticia MArcela de Souza

O profissional de saude coletiva

As mudanças ocorridas na Saúde, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), forçaram um repensar sobre a formação de um novo profissional de Saúde Coletiva. Porém, o modelo biomédico, centrado na doença, ainda prevalece. O Curso de Saúde Coletiva veio para confrontar com esse sistema que hoje está imposto a sociedade.

Ha algum tempo atrás, só se ouvia falar em Saúde Coletiva em níveis de pós – graduação, onde aproveitavam – se, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais da saúde para serem profissionais pós – graduados em saúde pública. A saúde coletiva em níveis de graduação vem em busca de um novo olhar para formar profissionais, que em quatro anos, que serão capazes de compreender a saúde pública como um processo continuo em um parâmetro de conhecimentos e práticas.

Esse profissional será conhecido como, Bacharel em Saúde Coletiva ou sanitarista, não atuará na questão clinica, mas compreendendo e atuando interdisciplinarmente na esfera pública, em programas como promoção à saúde, vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica, também podendo administrar e supervisionar políticas sociais de saúde em órgãos públicos, privados ou no terceiro setor.

O perfil do profissional em Saúde Coletiva é generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para atender as necessidades sociais de saúde e gerenciar os processos coletivos de trabalho em saúde, fundamentado em princípios humanísticos e éticos. Capaz de realizar ações de vigilância, planificação, gestão, controle, avaliação, auditoria, além de intervenções sociais e organizadas dirigidas a promoção, proteção, comunicação e educação em saúde.

Busca-se na Saúde Coletiva um profissional voltado para uma melhor atenção à saúde pública, que busque suprir as demandas do mercado de trabalho que engloba principalmente programas e instituições governamentais, podendo abranger empresas privadas de saúde. Há boas perspectivas para esse profissional no setor público para atuar na formulação de políticas sociais e também na gestão das unidades de saúde, simultaneamente, responder às novas necessidades decorrentes das mudanças nas formas de organização e gestão das instituições de saúde, bem como coordenar programas, projetos e sistemas de saúde, nas áreas de planejamento, gestão e avaliação. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro – saúde e organizações médicas, também absorvem esse bacharel, podendo ocorrer nos órgãos da área sanitária, ambiental, saneamento e agrária.

Instituições e Secretarias de saúde possuem cargos que são hoje ocupados por pessoas oriundos de outras graduações, pessoas que apenas conhecem a saúde pública, cargos esses que devem ser exercidos futuramente por bacharéis em Saúde Coletiva.

Autores: Erik Firmino de Paula, Paula Tavella dos Santos, Paola Mariana dos Santos, Jeffernson C. da Silva, Inês de Freitas Apel, Gracielle C. Jubanski, Marcelo Pereira de Oliveira.

O curso de Saúde Coletiva PARTE 2

INGRESSAMOS EM UM CURSO NOVO, DIFERENTE, INOVADOR E CHEIO DE DESAFIOS. DEPARAMOS-NOS COM DIVERSOS CONCEITOS E TEORIAS SOBRE O MODELO HOSPITALOCENTRICO, CURATIVISTA, COMPLEXO E DESUMANIZADO, UM MODELO DEBATIDO BASICAMENTE ENTRE O RELATÓRIO FLEXNER E O MODELO CARTESIANO, AMBOS ESPECIALISTAS. E TAMBÉM COM A CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE, QUE TEM COMO BASE A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO EM SAÚDE-DOENÇA.

O PRÓPRIO SUS POSSUI POLITICAS BASEADAS NESSA HUMANIZAÇÃO, ONDE O PROFISSIONAL TRABAJHA COM O INDIVIDUO DE FORMA INTREGRAL, RESPEITANDO TODAS AS SUAS PARTICULARIEDADES.

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE VEM PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES CONTÍNUAS NA UNIVERSIDADE

UMA DAS MUDANÇAS QUE VEM A TONA É A INSERÇÃO DA CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE QUE SE DEFRONTA COM O MODELO BIOMÉDICO,

PORÉM UM DOS GRANDES DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS EDUCADORES É A ENORME RESISTÊNCIA AS MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE A UMA NOVA CONCEPÇÃO EM SAÚDE

A GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA VEM PARA ENFRENTAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELO MODELO BIOMÉDICO, E VEM BUSCANDO A UNIVERSALIZAÇÃO DE SEUS DIREITOS FUNDAMENTADOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, VISANDO TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIEDADE.

O curso de Saúde Coletiva

Através da ideologia proposta pela UFPR Setor Litoral que busca inovação até mesmo uma evolução no modo de educar, motiva o estudante a desempenhar funções voltadas às politicas sociais buscando incessantemente mudanças prioritárias, traçando o perfil de um profissional que começa a percorrer um caminho voltado a novos principios.

O curso de Saúde Coletiva aborda as seguintes temática: política, educação, gestão, cuidado, epidemiologia e SUS. Busca inovar fugindo do modelo Bio-Médico que atualmente está imposto a sociedade. O Bacharel em Saúde Coletiva deve ser um profissional transdiciplinar, sabendo trabalhar em equipe e sabendo lidar com diferentes situações que lhe forem impostas. O grande desafio deste profissional é o resgate do coletivo, quebrando os paradigmas do modelo Bio-Médico (Especialista, Individualista e hospitalocêntrico).

Os estudantes pensando em uma Universidade voltada para a mobilização da sociedade na defesa dos principios constitucionais que fundamentam o SUS para um controle social de saúde.

O profissional de Saúde Coletiva vem com uma formação voltada para a humanização na interface com os diferentes niveis de atenção a saúde.

Autores: Alunos do curso de Graduação em Saúde Coletiva

terça-feira, 15 de junho de 2010






segunda-feira, 14 de junho de 2010

AULA DIA 14-06-2010







Ultimo aula sobre o módulo sobre o cuidado HUMANIZADO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O SONHO NÃO ACABOU


O sonho não acabou, ele só passou para uma fase mais evoluída. Cheguei há 2 horas do DF e não vejo a hora de voltar haha.
Ontem foi dia de Introdução do Boteco I, ministrada pelos prof. João e Florentino. Eles têm talento pra coisa.
Queria nesse post só agradecer ao pessoal da FCE pelo carinho, apoio, receptividade, atenção, por tudo mesmo. Serei eternamente grata e quero retribuir tudo o que fizeram por nós.
Acabou o encontro e começou a luta dentro das universidades. Estou com o mal da Bárbara: OUSANDO! haha
Agora começa a maratona para fazer da semana acadêmica uma baita reunião dos estudantes e proporcionar palestras de alto nível. Estou ousando e conseguiremos juntos.
Segunda estou de volta a CAPIM (saudades do Paulo haha).
Fica ai a foto da noite de quarta.
Beijos
Gisele/Gi/Géssica/Gicca/menina do Paraná

ps: já que cheguei do DF, nada mais justo que um trecho de "tempo perdido" do legião urbana pra fechar o post:
"(...)Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora.
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido,
Ninguém prometeu.
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens(...)"

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasília

Olá Pessoal.
Eu Erik ou Frederico (FRED), como fiquei conhecido em Brasilia e a Paola, unica pessoa que não ganhou apelido nessa estadia em BsB, fizemos um passeio pelo planalto central com a Gécica (Leia-se Gisele ou Gicca),e o pessoal da FCE, a cidade é muito diferente do que passa na tv, a principio muito melhor, o passeio na segunda foi bem rápido pelo explanada tendo em vista que a galera tinha que estudar e não queríamos atrapalhar as suas aulas. Eu e a Paola ja voltamos para casa, saímos da capital Federal na terça feira dia 18 às 20:00 horas, a viagem foi tranquila sem sustos, porém muito cansativa, chegamos em Curitiba aproximadamente às 19:30,conseguimos comprar passagem para Matinhos no busão das 21:15 ainda bem que ainda tinha lugar, o unico problema era o etinerário da bagaça, era via praia de leste muito longe isso.
Enfim chegamos em CAPIM nome o qual Matinhos ficou conhedida por terras candangas, mas isso e outra história para um outro momento.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasília, últimos dias.

Hoje foi dia de aulas ÓTIMAS, tipo políticas, promoção da saúde.
Me parte o coração saber que amanhã eu terei que embarcar pra Curitiba novamente.
Estou em um misto de felicidade e cansaço... daqui a pouco vamos sair para conhecer a noite do DF.
Fica aqui um beijo e um até amanhã.
Saudades do PR

terça-feira, 18 de maio de 2010

Brasília

Hoje Brasília se resumiu a UnB.
Assisti muitas aulas, muita coisa bacana.
Fui de educação em saúde à MAD (leia-se a pior disciplina do mundo)... estou exausta.
O Dérik Frederico Cabeção e a Paola já voltaram pra casa, me deixaram sozinha em BsB :O
Estou morta de cansaço e de saudades do Paraná.
Fica aqui meu beijo e algumas fotos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010


olá galera,
Ahh Brasília, Brasília. Como está sendo produtiva essa viagem.
Vou relatar brevemente nossas aventuras e superações na capital do país.
Domingo, 16 de maio de 2010:
Eu (Gi) perdida no aeroporto, pessoas que eu nunca vi na vida foram me buscar, logo eu não sabia quem era hahahah todo mundo parecia igual e todo mundo era desconhecido. Depois de alguns minutos vagando pelo aeroporto "encontro" a Laís e Barbara (UFRJ) e Antônio(UnB) me esperando. Pouco tempo depois chegam Dérik (haha) e Paola com o Flor, o João e o Paulo. Depois de ficarmos derretendo por um tempo no aeroporto fomos a FAL (fazenda da universidade onde ficamos alojados durante o domingo), que lugar bacana, bem acolhedor, agradável, mas longe de TUDO E TODOS. Estava muito quente, era meio dia, queríamos começar logo as discussões, mas ainda não havíamos almoçado (e a SAGA COMEÇA).Fomos procurar um lugar para comer, mas antes que achássemos o Flor quebrou o carro, e agora? eramos 8 pessoas e agora apenas 1 carro. Almoçamos numa chinezinha e retornamos a FAL. Os guris de Brasília por motivos maiores ausentaram-se e ficaram na fazenda apenas o pessoal do Rio e o Paraná (e por falar nisso é assim que somos conhecidos aqui: meninas do PR ou galera do PR). Nesse meio tempo que ficamos lá muitos dormiram, alguns estudaram, outros ficaram na net, outros ainda falaram com o Roberto Medronho pelo celular. As 17h o grupo já estava formado com representantes das três universidades, a reunião começa as 18h12min e estende-se a 23h45min. Muitos pontos discutidos, muito produtivo pela quantidade de pessoas e pelos temas abordados. A sintonia do grupo era muito boa, não que concordávamos com tudo e todos, mas conseguimos estabelecer um debate construtivo e sempre muito respeitoso.
Após a reunião, e após termos congelado já que ô lugarzinho frio a noite aquela fazenda viu hahaha rolou uma "confraternização", da maneira mais universitária possível.
ps: o céu daqui é Impecável! para quem é louco por céu, como eu, Brasília é uma perdição.

Segunda, 17 de maio de 2010:
06h todos acordados pensando em como sairíamos da FAL, depois de muitas estratégias conseguimos todos chegar em Ceilândia as 10h da manhã. Fomos todos a UnB, campus Ceilândia. Fomos extremamente bem recebidos pelos professores e coordenadora do curso de Saúde Coletiva, também conhecemos a diretora e o vice-diretor do campus.
Depois conhecemos alguns alunos e tivemos uma reunião com alguns professores, que abriram as portas da universidade para que assistíssemos suas aulas enquanto estivéssemos aqui em Bsb.
Após o almoço fomos conhecer a Brasília da TV, ou seja, fomos fazer turismo.
O acolhimento que as pessoas tiveram conosco na rua foi fascinante. Gosto do jeito delas, não sei... algo me chamou atenção nas relações interpessoais aqui.
Mas depois que muitas aventuras pelos ministérios chegamos novamente a Ceilândia.
Há pouco as gurias do Rio foram embora, confesso que meu coração apertou de saudades, elas são ótimas, assim como todos que aqui conheci.
Já são 22:59, estou caindo de sono, acho que essa é a terceira noite que vou dormir pouco. Amanhã tenho aula com a galera da S.C. da UnB-Ceilandia, estou até um pouco nervosa, mas acredito que vai ser ótimo.
Na metade da minha estadia em Brasília já posso dizer: Saúde Coletiva é MUITO BOM!
Para vocês, companheiros de caminhada: por mais árduo que seja o caminho nunca deixe de ousar( não é meninas do Rio?). A criatividade, a ousadia são pontos fundamentais para nós que aqui estamos. Que tenhamos força de encarar tudo, de lutar pelo nosso melhor, de continuar andando, se com as próprias pernas ou com a "ajuda" da maternidade não sabemos, mas temos certeza que não podemos parar de caminhar.
Para aqueles que vão entrar nessa batalha: Venham, venham, lutar conosco. Venham lutar por ideais. É mais do que apaixonante, é indescritível o que podemos sentir construindo a saúde coletiva.


Morta de saudades da galera da UFPR-Litoral
Muitos beijos,
Gi!

domingo, 16 de maio de 2010

Viagem à Brasilía

Olá povo.
Os alunos Erik, Paola e Gisele Viajaram para Brasilia, isso quer dizer que não estaremos na universidade nos dias 16, 17 e 18 quem sabe talvez estaremos no dia 19 que é uma quinta feira, porém isso dependerá do busão e do motorista.
Começamos uma reuniao a tarde aproximadamente as 18:00, onde discutimos assuntos relacionados aos cursos de Saúde Coletiva, em todas as Universidades onde existem os cursos implantados como, infra-estrutura, grade curricular entre outros assuntos relacionados inerentes ao curso e de interesse comum dos alunos.
Discutimos uma prévia do evento nacional dos estudantes de Saúde Coletiva (Pré-enesc), onde sera realizado e apresentção das propostas dos ca's para a realização do evento, infra-estrutura, etc.
Tendo em vista a gama muito grande de assuntos sobre os cursos de Saúde Coletiva ficaram assuntos pendentes para a segunda-feira onde também iremos conhecer a estrutura da UNB e talvez participar de algumas aulas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Parecer sobre a entrevista com o senhor Gonzalo Vecina Neto (sanitarista)


Após uma discussão em sala de aula, com os colegas sobre a entrevista com o Médico Sanitarista Gonzalo Vecina Neto, Abriu-se um grande leque de informações e olhares diferentes,que aglutinamos podem fortalecer e ampliar nossa visão conjunta sobre o assunto.
Pelo fato de o entrevistado ser um Médico sanitarista, acredito que o seu pensamento entra em discordância tanto com sua profissão, quanto com o pensamento da turma de Saúde Coletiva. Ele apresenta em suas respostas, uam visão empregnada pelo modelo biomédico e industrial, os quais vão totalmente contra a linha de pensamento a qual estamos em busca.
em sua fala deixa transparecer notavelmente o foco na cura de doença e tratamentos com tecnologia dura, porém, esquece que o primordial para uma vida saudável não é necessariamente um produto industrial, cheio de botões, e sim um olhae mais profundo do meio em que está inserido, trabalhando, educando e incentivando a prevenção e a promoção à saúde da população de modo mais abrangente.
Gonzalo cai no eixo da repitição, em todos os seus esclarecimentos, de uma forma ou de outra , força o uso da palavra tecnologia. E dependendo do contexto ou da interpretação, pode até se entender que ele usa a entrevista para fazer propaganda dos grandes centros de saúde de auto escalão e de tratamentos cada vez mais avançados.
Com a influência da midia e de outros fatores, as pessoas enchen-se de esperança, acreditando que num garnde centro de saúde, terá seu problema resolvido mais rápido com mais facilidade e agilidade, mesmo sabendo que a solução para o problema pode ser encontrado fora dali.
Assim podemos pensar e refletir sobre o meio em que estamos inserido, para quão grande é a dificuldade dessa mudança, pois Gonzalo é um Médico sanitarista de grande nome, mesmo assim segue a risca o modelo que esta imposto( O grande e poderoso modelo BIOMÉDICO).

Autor: Marcelo Pereira de Oliveira

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Blog Saude Coletiva UFPR Litoral

Blog dedicado a todos os alunos, Professores e familiares destes qu estão ajudando a construir um novo curso, uma nova profissão que procura se diferenciar das demais áreas da Saúde, buscando ver o individúo como um todo.

Parabéns a todos nozes, e qm sabe castanhas tbm.

Blog do Centro Acadêmico de Saude Coletiva criado em 07/05/2010 às 22:30.
Com a finalidade de reunir informações referentes ao curso e ao Centro Acadêmico, deixando assim registrado todos os momentos felizes e também os não felizes como micos que pagamos durante esta caminhada que os alunos e professores vivenciaram em sala.
Com esta mensagem fica assim inaugurado este Blog.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More