
olá galera,
Ahh Brasília, Brasília. Como está sendo produtiva essa viagem.
Vou relatar brevemente nossas aventuras e superações na capital do país.
Domingo, 16 de maio de 2010:
Eu (Gi) perdida no aeroporto, pessoas que eu nunca vi na vida foram me buscar, logo eu não sabia quem era hahahah todo mundo parecia igual e todo mundo era desconhecido. Depois de alguns minutos vagando pelo aeroporto "encontro" a Laís e Barbara (UFRJ) e Antônio(UnB) me esperando. Pouco tempo depois chegam Dérik (haha) e Paola com o Flor, o João e o Paulo. Depois de ficarmos derretendo por um tempo no aeroporto fomos a FAL (fazenda da universidade onde ficamos alojados durante o domingo), que lugar bacana, bem acolhedor, agradável, mas longe de TUDO E TODOS. Estava muito quente, era meio dia, queríamos começar logo as discussões, mas ainda não havíamos almoçado (e a SAGA COMEÇA).Fomos procurar um lugar para comer, mas antes que achássemos o Flor quebrou o carro, e agora? eramos 8 pessoas e agora apenas 1 carro. Almoçamos numa chinezinha e retornamos a FAL. Os guris de Brasília por motivos maiores ausentaram-se e ficaram na fazenda apenas o pessoal do Rio e o Paraná (e por falar nisso é assim que somos conhecidos aqui: meninas do PR ou galera do PR). Nesse meio tempo que ficamos lá muitos dormiram, alguns estudaram, outros ficaram na net, outros ainda falaram com o Roberto Medronho pelo celular. As 17h o grupo já estava formado com representantes das três universidades, a reunião começa as 18h12min e estende-se a 23h45min. Muitos pontos discutidos, muito produtivo pela quantidade de pessoas e pelos temas abordados. A sintonia do grupo era muito boa, não que concordávamos com tudo e todos, mas conseguimos estabelecer um debate construtivo e sempre muito respeitoso.
Após a reunião, e após termos congelado já que ô lugarzinho frio a noite aquela fazenda viu hahaha rolou uma "confraternização", da maneira mais universitária possível.
ps: o céu daqui é Impecável! para quem é louco por céu, como eu, Brasília é uma perdição.
Segunda, 17 de maio de 2010:
06h todos acordados pensando em como sairíamos da FAL, depois de muitas estratégias conseguimos todos chegar em Ceilândia as 10h da manhã. Fomos todos a UnB, campus Ceilândia. Fomos extremamente bem recebidos pelos professores e coordenadora do curso de Saúde Coletiva, também conhecemos a diretora e o vice-diretor do campus.
Depois conhecemos alguns alunos e tivemos uma reunião com alguns professores, que abriram as portas da universidade para que assistíssemos suas aulas enquanto estivéssemos aqui em Bsb.
Após o almoço fomos conhecer a Brasília da TV, ou seja, fomos fazer turismo.
O acolhimento que as pessoas tiveram conosco na rua foi fascinante. Gosto do jeito delas, não sei... algo me chamou atenção nas relações interpessoais aqui.
Mas depois que muitas aventuras pelos ministérios chegamos novamente a Ceilândia.
Há pouco as gurias do Rio foram embora, confesso que meu coração apertou de saudades, elas são ótimas, assim como todos que aqui conheci.
Já são 22:59, estou caindo de sono, acho que essa é a terceira noite que vou dormir pouco. Amanhã tenho aula com a galera da S.C. da UnB-Ceilandia, estou até um pouco nervosa, mas acredito que vai ser ótimo.
Na metade da minha estadia em Brasília já posso dizer: Saúde Coletiva é MUITO BOM!
Para vocês, companheiros de caminhada: por mais árduo que seja o caminho nunca deixe de ousar( não é meninas do Rio?). A criatividade, a ousadia são pontos fundamentais para nós que aqui estamos. Que tenhamos força de encarar tudo, de lutar pelo nosso melhor, de continuar andando, se com as próprias pernas ou com a "ajuda" da maternidade não sabemos, mas temos certeza que não podemos parar de caminhar.
Para aqueles que vão entrar nessa batalha: Venham, venham, lutar conosco. Venham lutar por ideais. É mais do que apaixonante, é indescritível o que podemos sentir construindo a saúde coletiva.
Morta de saudades da galera da UFPR-Litoral
Muitos beijos,
Gi!