Após uma discussão em sala de aula, com os colegas sobre a entrevista com o Médico Sanitarista Gonzalo Vecina Neto, Abriu-se um grande leque de informações e olhares diferentes,que aglutinamos podem fortalecer e ampliar nossa visão conjunta sobre o assunto.
Pelo fato de o entrevistado ser um Médico sanitarista, acredito que o seu pensamento entra em discordância tanto com sua profissão, quanto com o pensamento da turma de Saúde Coletiva. Ele apresenta em suas respostas, uam visão empregnada pelo modelo biomédico e industrial, os quais vão totalmente contra a linha de pensamento a qual estamos em busca.
em sua fala deixa transparecer notavelmente o foco na cura de doença e tratamentos com tecnologia dura, porém, esquece que o primordial para uma vida saudável não é necessariamente um produto industrial, cheio de botões, e sim um olhae mais profundo do meio em que está inserido, trabalhando, educando e incentivando a prevenção e a promoção à saúde da população de modo mais abrangente.
Gonzalo cai no eixo da repitição, em todos os seus esclarecimentos, de uma forma ou de outra , força o uso da palavra tecnologia. E dependendo do contexto ou da interpretação, pode até se entender que ele usa a entrevista para fazer propaganda dos grandes centros de saúde de auto escalão e de tratamentos cada vez mais avançados.
Com a influência da midia e de outros fatores, as pessoas enchen-se de esperança, acreditando que num garnde centro de saúde, terá seu problema resolvido mais rápido com mais facilidade e agilidade, mesmo sabendo que a solução para o problema pode ser encontrado fora dali.
Assim podemos pensar e refletir sobre o meio em que estamos inserido, para quão grande é a dificuldade dessa mudança, pois Gonzalo é um Médico sanitarista de grande nome, mesmo assim segue a risca o modelo que esta imposto( O grande e poderoso modelo BIOMÉDICO).
Autor: Marcelo Pereira de Oliveira
4 comentários:
Muito bom Marcelinho
O futuro te aguarda, grande Marcelinho.
Parabéns Garotinho!!!!É por ai mesmo!!!!
Aiinn me enche de orgulho!
Postar um comentário