sexta-feira, 21 de maio de 2010

O SONHO NÃO ACABOU


O sonho não acabou, ele só passou para uma fase mais evoluída. Cheguei há 2 horas do DF e não vejo a hora de voltar haha.
Ontem foi dia de Introdução do Boteco I, ministrada pelos prof. João e Florentino. Eles têm talento pra coisa.
Queria nesse post só agradecer ao pessoal da FCE pelo carinho, apoio, receptividade, atenção, por tudo mesmo. Serei eternamente grata e quero retribuir tudo o que fizeram por nós.
Acabou o encontro e começou a luta dentro das universidades. Estou com o mal da Bárbara: OUSANDO! haha
Agora começa a maratona para fazer da semana acadêmica uma baita reunião dos estudantes e proporcionar palestras de alto nível. Estou ousando e conseguiremos juntos.
Segunda estou de volta a CAPIM (saudades do Paulo haha).
Fica ai a foto da noite de quarta.
Beijos
Gisele/Gi/Géssica/Gicca/menina do Paraná

ps: já que cheguei do DF, nada mais justo que um trecho de "tempo perdido" do legião urbana pra fechar o post:
"(...)Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora.
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido,
Ninguém prometeu.
Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens(...)"

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasília

Olá Pessoal.
Eu Erik ou Frederico (FRED), como fiquei conhecido em Brasilia e a Paola, unica pessoa que não ganhou apelido nessa estadia em BsB, fizemos um passeio pelo planalto central com a Gécica (Leia-se Gisele ou Gicca),e o pessoal da FCE, a cidade é muito diferente do que passa na tv, a principio muito melhor, o passeio na segunda foi bem rápido pelo explanada tendo em vista que a galera tinha que estudar e não queríamos atrapalhar as suas aulas. Eu e a Paola ja voltamos para casa, saímos da capital Federal na terça feira dia 18 às 20:00 horas, a viagem foi tranquila sem sustos, porém muito cansativa, chegamos em Curitiba aproximadamente às 19:30,conseguimos comprar passagem para Matinhos no busão das 21:15 ainda bem que ainda tinha lugar, o unico problema era o etinerário da bagaça, era via praia de leste muito longe isso.
Enfim chegamos em CAPIM nome o qual Matinhos ficou conhedida por terras candangas, mas isso e outra história para um outro momento.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasília, últimos dias.

Hoje foi dia de aulas ÓTIMAS, tipo políticas, promoção da saúde.
Me parte o coração saber que amanhã eu terei que embarcar pra Curitiba novamente.
Estou em um misto de felicidade e cansaço... daqui a pouco vamos sair para conhecer a noite do DF.
Fica aqui um beijo e um até amanhã.
Saudades do PR

terça-feira, 18 de maio de 2010

Brasília

Hoje Brasília se resumiu a UnB.
Assisti muitas aulas, muita coisa bacana.
Fui de educação em saúde à MAD (leia-se a pior disciplina do mundo)... estou exausta.
O Dérik Frederico Cabeção e a Paola já voltaram pra casa, me deixaram sozinha em BsB :O
Estou morta de cansaço e de saudades do Paraná.
Fica aqui meu beijo e algumas fotos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010


olá galera,
Ahh Brasília, Brasília. Como está sendo produtiva essa viagem.
Vou relatar brevemente nossas aventuras e superações na capital do país.
Domingo, 16 de maio de 2010:
Eu (Gi) perdida no aeroporto, pessoas que eu nunca vi na vida foram me buscar, logo eu não sabia quem era hahahah todo mundo parecia igual e todo mundo era desconhecido. Depois de alguns minutos vagando pelo aeroporto "encontro" a Laís e Barbara (UFRJ) e Antônio(UnB) me esperando. Pouco tempo depois chegam Dérik (haha) e Paola com o Flor, o João e o Paulo. Depois de ficarmos derretendo por um tempo no aeroporto fomos a FAL (fazenda da universidade onde ficamos alojados durante o domingo), que lugar bacana, bem acolhedor, agradável, mas longe de TUDO E TODOS. Estava muito quente, era meio dia, queríamos começar logo as discussões, mas ainda não havíamos almoçado (e a SAGA COMEÇA).Fomos procurar um lugar para comer, mas antes que achássemos o Flor quebrou o carro, e agora? eramos 8 pessoas e agora apenas 1 carro. Almoçamos numa chinezinha e retornamos a FAL. Os guris de Brasília por motivos maiores ausentaram-se e ficaram na fazenda apenas o pessoal do Rio e o Paraná (e por falar nisso é assim que somos conhecidos aqui: meninas do PR ou galera do PR). Nesse meio tempo que ficamos lá muitos dormiram, alguns estudaram, outros ficaram na net, outros ainda falaram com o Roberto Medronho pelo celular. As 17h o grupo já estava formado com representantes das três universidades, a reunião começa as 18h12min e estende-se a 23h45min. Muitos pontos discutidos, muito produtivo pela quantidade de pessoas e pelos temas abordados. A sintonia do grupo era muito boa, não que concordávamos com tudo e todos, mas conseguimos estabelecer um debate construtivo e sempre muito respeitoso.
Após a reunião, e após termos congelado já que ô lugarzinho frio a noite aquela fazenda viu hahaha rolou uma "confraternização", da maneira mais universitária possível.
ps: o céu daqui é Impecável! para quem é louco por céu, como eu, Brasília é uma perdição.

Segunda, 17 de maio de 2010:
06h todos acordados pensando em como sairíamos da FAL, depois de muitas estratégias conseguimos todos chegar em Ceilândia as 10h da manhã. Fomos todos a UnB, campus Ceilândia. Fomos extremamente bem recebidos pelos professores e coordenadora do curso de Saúde Coletiva, também conhecemos a diretora e o vice-diretor do campus.
Depois conhecemos alguns alunos e tivemos uma reunião com alguns professores, que abriram as portas da universidade para que assistíssemos suas aulas enquanto estivéssemos aqui em Bsb.
Após o almoço fomos conhecer a Brasília da TV, ou seja, fomos fazer turismo.
O acolhimento que as pessoas tiveram conosco na rua foi fascinante. Gosto do jeito delas, não sei... algo me chamou atenção nas relações interpessoais aqui.
Mas depois que muitas aventuras pelos ministérios chegamos novamente a Ceilândia.
Há pouco as gurias do Rio foram embora, confesso que meu coração apertou de saudades, elas são ótimas, assim como todos que aqui conheci.
Já são 22:59, estou caindo de sono, acho que essa é a terceira noite que vou dormir pouco. Amanhã tenho aula com a galera da S.C. da UnB-Ceilandia, estou até um pouco nervosa, mas acredito que vai ser ótimo.
Na metade da minha estadia em Brasília já posso dizer: Saúde Coletiva é MUITO BOM!
Para vocês, companheiros de caminhada: por mais árduo que seja o caminho nunca deixe de ousar( não é meninas do Rio?). A criatividade, a ousadia são pontos fundamentais para nós que aqui estamos. Que tenhamos força de encarar tudo, de lutar pelo nosso melhor, de continuar andando, se com as próprias pernas ou com a "ajuda" da maternidade não sabemos, mas temos certeza que não podemos parar de caminhar.
Para aqueles que vão entrar nessa batalha: Venham, venham, lutar conosco. Venham lutar por ideais. É mais do que apaixonante, é indescritível o que podemos sentir construindo a saúde coletiva.


Morta de saudades da galera da UFPR-Litoral
Muitos beijos,
Gi!

domingo, 16 de maio de 2010

Viagem à Brasilía

Olá povo.
Os alunos Erik, Paola e Gisele Viajaram para Brasilia, isso quer dizer que não estaremos na universidade nos dias 16, 17 e 18 quem sabe talvez estaremos no dia 19 que é uma quinta feira, porém isso dependerá do busão e do motorista.
Começamos uma reuniao a tarde aproximadamente as 18:00, onde discutimos assuntos relacionados aos cursos de Saúde Coletiva, em todas as Universidades onde existem os cursos implantados como, infra-estrutura, grade curricular entre outros assuntos relacionados inerentes ao curso e de interesse comum dos alunos.
Discutimos uma prévia do evento nacional dos estudantes de Saúde Coletiva (Pré-enesc), onde sera realizado e apresentção das propostas dos ca's para a realização do evento, infra-estrutura, etc.
Tendo em vista a gama muito grande de assuntos sobre os cursos de Saúde Coletiva ficaram assuntos pendentes para a segunda-feira onde também iremos conhecer a estrutura da UNB e talvez participar de algumas aulas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Parecer sobre a entrevista com o senhor Gonzalo Vecina Neto (sanitarista)


Após uma discussão em sala de aula, com os colegas sobre a entrevista com o Médico Sanitarista Gonzalo Vecina Neto, Abriu-se um grande leque de informações e olhares diferentes,que aglutinamos podem fortalecer e ampliar nossa visão conjunta sobre o assunto.
Pelo fato de o entrevistado ser um Médico sanitarista, acredito que o seu pensamento entra em discordância tanto com sua profissão, quanto com o pensamento da turma de Saúde Coletiva. Ele apresenta em suas respostas, uam visão empregnada pelo modelo biomédico e industrial, os quais vão totalmente contra a linha de pensamento a qual estamos em busca.
em sua fala deixa transparecer notavelmente o foco na cura de doença e tratamentos com tecnologia dura, porém, esquece que o primordial para uma vida saudável não é necessariamente um produto industrial, cheio de botões, e sim um olhae mais profundo do meio em que está inserido, trabalhando, educando e incentivando a prevenção e a promoção à saúde da população de modo mais abrangente.
Gonzalo cai no eixo da repitição, em todos os seus esclarecimentos, de uma forma ou de outra , força o uso da palavra tecnologia. E dependendo do contexto ou da interpretação, pode até se entender que ele usa a entrevista para fazer propaganda dos grandes centros de saúde de auto escalão e de tratamentos cada vez mais avançados.
Com a influência da midia e de outros fatores, as pessoas enchen-se de esperança, acreditando que num garnde centro de saúde, terá seu problema resolvido mais rápido com mais facilidade e agilidade, mesmo sabendo que a solução para o problema pode ser encontrado fora dali.
Assim podemos pensar e refletir sobre o meio em que estamos inserido, para quão grande é a dificuldade dessa mudança, pois Gonzalo é um Médico sanitarista de grande nome, mesmo assim segue a risca o modelo que esta imposto( O grande e poderoso modelo BIOMÉDICO).

Autor: Marcelo Pereira de Oliveira

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Blog Saude Coletiva UFPR Litoral

Blog dedicado a todos os alunos, Professores e familiares destes qu estão ajudando a construir um novo curso, uma nova profissão que procura se diferenciar das demais áreas da Saúde, buscando ver o individúo como um todo.

Parabéns a todos nozes, e qm sabe castanhas tbm.

Blog do Centro Acadêmico de Saude Coletiva criado em 07/05/2010 às 22:30.
Com a finalidade de reunir informações referentes ao curso e ao Centro Acadêmico, deixando assim registrado todos os momentos felizes e também os não felizes como micos que pagamos durante esta caminhada que os alunos e professores vivenciaram em sala.
Com esta mensagem fica assim inaugurado este Blog.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More