sexta-feira, 18 de junho de 2010

Portafolio



Video referenre ao PORTAFOLIO do mês de Maio.
Alunos responsaveis:
Gisele, Paola, Ladi, Eloina, Christiane e Ana Paula Elias

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aula 13-05-2010

Aula com a Professora Suzane sobre Humanização

Filme FEIRA DE PROFISSÕES

Filme produzido para apresentar na feira de profissões da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral - Matinhos - PR

O espetáculo da SAÚDE COLETIVA


O que esperar de um curso novo, cheios de propostas “estranhas”, em uma Universidade que foge ao padrão? Esperamos, sem dúvidas, sermos excelentes profissionais.
Não existe no mundo, outro lugar melhor para formar um profissional transdisciplinar, do que a Universidade Federal do Paraná setor Litoral, ninguém aprenderá como nós, pois nenhum lugar disponibiliza e possibilita esse intercambio de idéias e construções. Falamos isso, pois vivemos nisto.
O setor, às vezes parece um circo, onde nos sentimos palhaços e marionetes nas mãos de ventríloquos muito astutos. Mas isso é mera impressão, as novidades encontradas aqui assustam de fato. Porém, esse circo é o único onde você é sempre o destaque, o número de maior valia, o personagem e o espectador.
Em que lugar do mundo você decide como seguirão as aulas? Onde no planeta o aluno interage com a comunidade? Em que parte do espaço cada qual se constrói coletivamente como profissional individual? Aqui no Litoral.
Esse é o curso de SAÚDE COLETIVA em Matinhos, é um espaço de aprendizado diferenciado que busca a humanização coletiva do individuo, quebrando paradigmas e construindo uma nova visão para a vida, profissional e pessoal, para a vida em sociedade.
Aqui nasce uma nova mentalidade, deixamos de pensar apenas em lucro financeiro, mercado de trabalho e aprendemos a buscar satisfação, vontade, respeito, união, coleguismo e tudo o que for necessário para ganhar dinheiro, sentindo-se útil ao mundo, completo realmente, sendo verdadeiramente bem sucedido.
Utopia? Não meus amigos, realidade do litoral, marcado por um lugar apenas para passar as férias de verão, mas segundo nosso desejo, será lembrado como o lugar de onde surgem os melhores profissionais, que trabalham motivados, pois fazem o que gostam e ganham bem, mas vivem melhor ainda.
Desejamos a você, que como nós, adora um circo, aprenda a vivenciar esse espaço, ainda enquanto espectador, pois logo, sem duvidas, chegará sua hora de ser a atração principal, e nós, seremos os contra-regras deste espetáculo, ajudando no que for necessário, para que seu show seja tão agradável quanto, agora, é o nosso.

Autora: Leticia MArcela de Souza

O profissional de saude coletiva

As mudanças ocorridas na Saúde, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), forçaram um repensar sobre a formação de um novo profissional de Saúde Coletiva. Porém, o modelo biomédico, centrado na doença, ainda prevalece. O Curso de Saúde Coletiva veio para confrontar com esse sistema que hoje está imposto a sociedade.

Ha algum tempo atrás, só se ouvia falar em Saúde Coletiva em níveis de pós – graduação, onde aproveitavam – se, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais da saúde para serem profissionais pós – graduados em saúde pública. A saúde coletiva em níveis de graduação vem em busca de um novo olhar para formar profissionais, que em quatro anos, que serão capazes de compreender a saúde pública como um processo continuo em um parâmetro de conhecimentos e práticas.

Esse profissional será conhecido como, Bacharel em Saúde Coletiva ou sanitarista, não atuará na questão clinica, mas compreendendo e atuando interdisciplinarmente na esfera pública, em programas como promoção à saúde, vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica, também podendo administrar e supervisionar políticas sociais de saúde em órgãos públicos, privados ou no terceiro setor.

O perfil do profissional em Saúde Coletiva é generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para atender as necessidades sociais de saúde e gerenciar os processos coletivos de trabalho em saúde, fundamentado em princípios humanísticos e éticos. Capaz de realizar ações de vigilância, planificação, gestão, controle, avaliação, auditoria, além de intervenções sociais e organizadas dirigidas a promoção, proteção, comunicação e educação em saúde.

Busca-se na Saúde Coletiva um profissional voltado para uma melhor atenção à saúde pública, que busque suprir as demandas do mercado de trabalho que engloba principalmente programas e instituições governamentais, podendo abranger empresas privadas de saúde. Há boas perspectivas para esse profissional no setor público para atuar na formulação de políticas sociais e também na gestão das unidades de saúde, simultaneamente, responder às novas necessidades decorrentes das mudanças nas formas de organização e gestão das instituições de saúde, bem como coordenar programas, projetos e sistemas de saúde, nas áreas de planejamento, gestão e avaliação. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro – saúde e organizações médicas, também absorvem esse bacharel, podendo ocorrer nos órgãos da área sanitária, ambiental, saneamento e agrária.

Instituições e Secretarias de saúde possuem cargos que são hoje ocupados por pessoas oriundos de outras graduações, pessoas que apenas conhecem a saúde pública, cargos esses que devem ser exercidos futuramente por bacharéis em Saúde Coletiva.

Autores: Erik Firmino de Paula, Paula Tavella dos Santos, Paola Mariana dos Santos, Jeffernson C. da Silva, Inês de Freitas Apel, Gracielle C. Jubanski, Marcelo Pereira de Oliveira.

O curso de Saúde Coletiva PARTE 2

INGRESSAMOS EM UM CURSO NOVO, DIFERENTE, INOVADOR E CHEIO DE DESAFIOS. DEPARAMOS-NOS COM DIVERSOS CONCEITOS E TEORIAS SOBRE O MODELO HOSPITALOCENTRICO, CURATIVISTA, COMPLEXO E DESUMANIZADO, UM MODELO DEBATIDO BASICAMENTE ENTRE O RELATÓRIO FLEXNER E O MODELO CARTESIANO, AMBOS ESPECIALISTAS. E TAMBÉM COM A CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE, QUE TEM COMO BASE A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO EM SAÚDE-DOENÇA.

O PRÓPRIO SUS POSSUI POLITICAS BASEADAS NESSA HUMANIZAÇÃO, ONDE O PROFISSIONAL TRABAJHA COM O INDIVIDUO DE FORMA INTREGRAL, RESPEITANDO TODAS AS SUAS PARTICULARIEDADES.

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE VEM PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES CONTÍNUAS NA UNIVERSIDADE

UMA DAS MUDANÇAS QUE VEM A TONA É A INSERÇÃO DA CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE QUE SE DEFRONTA COM O MODELO BIOMÉDICO,

PORÉM UM DOS GRANDES DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS EDUCADORES É A ENORME RESISTÊNCIA AS MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE A UMA NOVA CONCEPÇÃO EM SAÚDE

A GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA VEM PARA ENFRENTAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELO MODELO BIOMÉDICO, E VEM BUSCANDO A UNIVERSALIZAÇÃO DE SEUS DIREITOS FUNDAMENTADOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, VISANDO TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIEDADE.

O curso de Saúde Coletiva

Através da ideologia proposta pela UFPR Setor Litoral que busca inovação até mesmo uma evolução no modo de educar, motiva o estudante a desempenhar funções voltadas às politicas sociais buscando incessantemente mudanças prioritárias, traçando o perfil de um profissional que começa a percorrer um caminho voltado a novos principios.

O curso de Saúde Coletiva aborda as seguintes temática: política, educação, gestão, cuidado, epidemiologia e SUS. Busca inovar fugindo do modelo Bio-Médico que atualmente está imposto a sociedade. O Bacharel em Saúde Coletiva deve ser um profissional transdiciplinar, sabendo trabalhar em equipe e sabendo lidar com diferentes situações que lhe forem impostas. O grande desafio deste profissional é o resgate do coletivo, quebrando os paradigmas do modelo Bio-Médico (Especialista, Individualista e hospitalocêntrico).

Os estudantes pensando em uma Universidade voltada para a mobilização da sociedade na defesa dos principios constitucionais que fundamentam o SUS para um controle social de saúde.

O profissional de Saúde Coletiva vem com uma formação voltada para a humanização na interface com os diferentes niveis de atenção a saúde.

Autores: Alunos do curso de Graduação em Saúde Coletiva

terça-feira, 15 de junho de 2010






segunda-feira, 14 de junho de 2010

AULA DIA 14-06-2010







Ultimo aula sobre o módulo sobre o cuidado HUMANIZADO

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More