quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TUBERCULOSE SE ESPALHA PELA EUROPA EM RITMO ALARMANTE, DIZ OMS

LONDRES - Casos de tuberculose multirresistente e tuberculose extensivamente resistente a drogas estão se espalhando a uma taxa alarmante na Europa, o que levará à morte milhares de pessoas se as autoridades não detiverem a pandemia, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.
No lançamento de um novo plano regional para detectar, diagnosticar e tratar de forma mais eficaz casos da doença transmitida pelo ar, o diretor da OMS advertiu que a complacência europeia tinha permitido um ressurgimento da tuberculose e que se as autoridades falharem em combater o problema agora haverá enormes custos humanos e econômicos no futuro.
- A tuberculose é uma doença antiga que nunca foi embora - disse Zsuzsanna Jakab, diretor regional da OMS na Europa.
- Os números são assustadores - afirmou Lucica Ditiu, secretária-executiva da organização Parceria Acabe com a Tuberculose, numa conferência em Londres. - É uma situação muito dramática.
A tuberculose mata cerca de 1,7 milhão de pessoas no mundo todos os anos. A infecção destrói o tecido pulmonar do paciente, fazendo-os tossir a bactéria que depois se espalha pelo ar e pode ser inalada pelas outras pessoas.
Casos de tuberculose multirresistente (MDR-TB) e tuberculose extensivamente resistente a drogas (XDR-TB) - onde as infecções são resistentes à primeira linha e depois à segunda linha de tratamentos com antibióticos - estão aumentando rapidamente, com cerca de 440 mil novos pacientes todos os anos ao redor do mundo.
De acordo com a OMS e organização Acabe com a Tuberculose, 15 dos 27 países com as mais altas taxas de MDR-TB estão na região europeia da OMS, que inclui 53 países na Europa e Ásia Central.
Mais de 80 mil casos de MDR-TB ocorrem na região todos os anos - quase um quinto do total mundial. A OMS disse que números precisos para a XDR-TB não estão disponíveis, porque a maioria dos países não têm facilidade para diagnosticá-la. Mas os casos oficialmente notificados de XDR-TB aumentaram seis vezes entre 2008 e 2009.
As taxas são maiores na Europa Oriental e na Ásia Central, mas muitos países da Europa Ocidental têm aumentado os números de tuberculose multirresistente e tuberculose extensivamente resistente a drogas, Ditiu disse. Londres tem a maior taxa de tuberculose de todas as capitais da Europa Ocidental, com cerca de 3.500 casos por ano, 2% dos quais são MDR-TB.




0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More