quinta-feira, 17 de junho de 2010

O curso de Saúde Coletiva PARTE 2

INGRESSAMOS EM UM CURSO NOVO, DIFERENTE, INOVADOR E CHEIO DE DESAFIOS. DEPARAMOS-NOS COM DIVERSOS CONCEITOS E TEORIAS SOBRE O MODELO HOSPITALOCENTRICO, CURATIVISTA, COMPLEXO E DESUMANIZADO, UM MODELO DEBATIDO BASICAMENTE ENTRE O RELATÓRIO FLEXNER E O MODELO CARTESIANO, AMBOS ESPECIALISTAS. E TAMBÉM COM A CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE, QUE TEM COMO BASE A HUMANIZAÇÃO NO PROCESSO EM SAÚDE-DOENÇA.

O PRÓPRIO SUS POSSUI POLITICAS BASEADAS NESSA HUMANIZAÇÃO, ONDE O PROFISSIONAL TRABAJHA COM O INDIVIDUO DE FORMA INTREGRAL, RESPEITANDO TODAS AS SUAS PARTICULARIEDADES.

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE VEM PASSANDO POR TRANSFORMAÇÕES CONTÍNUAS NA UNIVERSIDADE

UMA DAS MUDANÇAS QUE VEM A TONA É A INSERÇÃO DA CONCEPÇÃO AMPLIADA EM SAÚDE QUE SE DEFRONTA COM O MODELO BIOMÉDICO,

PORÉM UM DOS GRANDES DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS EDUCADORES É A ENORME RESISTÊNCIA AS MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE A UMA NOVA CONCEPÇÃO EM SAÚDE

A GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA VEM PARA ENFRENTAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELO MODELO BIOMÉDICO, E VEM BUSCANDO A UNIVERSALIZAÇÃO DE SEUS DIREITOS FUNDAMENTADOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, VISANDO TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIEDADE.

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